sexta-feira, maio 17, 2024
[the_ad_group id="9112"]

Obstrução intestinal: Entenda o quadro de saúde do presidente Jair Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro foi internado, na madrugada desta segunda-feira (3), em um hospital em São Paulo por causa de uma obstrução intestinal. Ele foi levado à capital paulista após sentir dores abdominais durante férias em Santa Catarina.

 

Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação da Presidência (Secom) informou que o presidente passa bem. Bolsonaro já havia enfrentado o mesmo problema há cerca de seis meses. Em uma publicação no Twitter, o presidente disse que é possível que precise passar por uma cirurgia.

A obstrução intestinal é um bloqueio parcial ou total da passagem das fezes pelo intestino. Em 2018, durante a campanha eleitoral, Bolsonaro sofreu uma facada que perfurou o intestino grosso; desde então, o presidente já passou por quatro cirurgias em decorrência do episódio.

Entenda, abaixo, detalhes sobre obstrução intestinal:

1) O que é a obstrução intestinal?

A obstrução intestinal ocorre quando há o bloqueio parcial ou total da passagem das fezes pelo intestino. O motivo do bloqueio pode estar associado a diferentes condições médicas.

2) Sintomas

Os sintomas (veja infográfico abaixo) da obstrução podem envolver cólica, vômitos, prisão de ventre (obstipação ou constipação intestinal) e distensão abdominal, que é o estufamento do abdômen. Esse estufamento pode causar soluços, como os que o presidente teve no ano passado.

Um sinal de alerta para o problema é não conseguir eliminar fezes e gases: a evacuação é considerada normal quando ocorre de uma a três vezes por dia ou uma evacuação a cada três dias.

Depois desse período de três dias, as fezes vão se solidificando, por causa da absorção de água no intestino grosso, e fica cada vez fica mais difícil para que elas saiam. Supositórios ajudam em fases iniciais, mas, em alguns casos, é necessário cirurgia.

Divulgação: G1

3) Causas

A obstrução intestinal pode estar associada a aderências intestinais (veja detalhes mais abaixo), tumores, hérnias, diverticulites, cálculo biliar e outros. A síndrome do intestino irritável também pode ser uma das causas.

4) Prevenção

Alimentação e exercício são importantes para prevenir problemas intestinais: os hábitos de vida e alimentares provocam até 95% dos casos de prisão de ventre. É importante incluir fibras na alimentação, ingerir água, praticar exercícios físicos e respeitar a vontade de evacuar.

Ramon Macedohttp://www.soudepalmas.com.br
Professor e Jornalista - MTB 1080/TO. Fundador do portal de notícias Sou de Palmas. Contato (63) 9 9274-5503 | E-mail: [email protected]

Deixe o Seu Comentários

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Leia Também

[the_ad id="34394"]

Redes Sociais

10,828,425FansLike
0FollowersFollow
0SubscribersSubscribe

Mais Notícias